segunda-feira, março 08, 2010

Um pouco da origem do Taoísmo

Antes de falar um pouco mais sobre os elementos taoístas, vamos ver um pouco como surgiu sua crença.

Quando falamos de Taoísmo, pode-se ter dois entendimentos: o religioso e o filosófico. O religioso teve origem na Dinastia Han no século II e também uma religião chinesa mais abrangente e de carater popular.

Já o taoísmo filosófico, que será mais o nosso foco, é uma escola de pensamento que teve seu surgimento com os textos do Tao Te Ching de Lao Tzu e nos manuscritos de Chuang Tse.

Sendo o Tao Te Ching a principal base de referência do Taoísmo (um dos livros mais traduzidos do mundo). Tradicionalmente traduzido como "O Livro do Caminho e da Virtude", este manuscrito em forma de provérbios sobre o Tao serve como base também para o Budismo Zen japonês.

Muitas lendas cercam a história de Lao Tzu, entre elas a de que ele teria nascido com aparência de um velho (o conto O Curioso Caso de Benjamin Button nem foi tão original assim rs), por isso o nome Lao Tzu é literalmente "Velho Mestre". Sua imagem mais conhecida é a de um ancião montado em um búfalo, tendo esta imagem relação com a domesticação do animal, que é algo considerado muito difícil e por isso usada como metáfora para mostrar o caminho da iluminação na evolução espiritual Zen Budista.


Continue acompanhando o blog para mais informações =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário