Quando falamos de Taoísmo, pode-se ter dois entendimentos: o religioso e o filosófico. O religioso teve origem na Dinastia Han no século II e também uma religião chinesa mais abrangente e de carater popular.
Já o taoísmo filosófico, que será mais o nosso foco, é uma escola de pensamento que teve seu surgimento com os textos do Tao Te Ching de Lao Tzu e nos manuscritos de Chuang Tse.
Sendo o Tao Te Ching a principal base de referência do Taoísmo (um dos livros mais traduzidos do mundo). Tradicionalmente traduzido como "O Livro do Caminho e da Virtude", este manuscrito em forma de provérbios sobre o Tao serve como base também para o Budismo Zen japonês.
Muitas lendas cercam a história de Lao Tzu, entre elas a de que ele teria nascido com aparência de um velho (o conto O Curioso Caso de Benjamin Button nem foi tão original assim rs), por isso o nome Lao Tzu é literalmente "Velho Mestre". Sua imagem mais conhecida é a de um ancião montado em um búfalo, tendo esta imagem relação com a domesticação do animal, que é algo considerado muito difícil e por isso usada como metáfora para mostrar o caminho da iluminação na evolução espiritual Zen Budista.

Continue acompanhando o blog para mais informações =]
Nenhum comentário:
Postar um comentário